segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CRIME EM JURERÊ INTERNACIONAL

Morre no hospital homem que levou tesourada no pescoço em Jurerê Internacional, em Florianópolis

Em apenas duas semanas na cidade, suspeito já sido levado para delegacia algumas vezes

Horas antes de acertar uma tesourada no pescoço de Dijoni Deschamps, 27 anos, durante um assalto em Jurerê Internacional na madrugada de domingo (8), Adriano Mateus, 29, já havia sido abordado pela guarda patrimonial do bairro. Há cerca de uma semana, policiais militares chegaram a levar Mateus para a delegacia por estar em atitude suspeita. Contra ele haviam também dois boletins de ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia, em Canasvieiras. Deschamps morreu na manhã de ontem no Hospital Governador Celso Ramos.
Mateus anunciou o assalto no estacionamento de um dos Beach Clubs mais badalados da praia. Ao perceberem que se tratava de um assalto, os três amigos que acompanhavam Deschamps correram, ele tentou reagir e foi golpeado com uma tesoura no pescoço. Mateus fugiu pela praia, mas foi localizado pela polícia e confessou o crime na delegacia.
Adriano Mateus estava em Florianópolis há duas semanas. Para a polícia ele informou que trabalhava vendendo artesanatos na praia. Ele tem várias passagens pela polícia, como roubo, e violência doméstca. Agora, ele está preso por latrocínio (roubo seguido de morte), mas poderia ter sido detido antes. “Fato lamentável. Naquele dia ele tinha sido abordado pela guarda patrimonial por estar incomodando na região do Open Shopping”, informou o presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e gerente de segurança do bairro, Edson Guimarães.
Deschamps era natural de Gaspar, mas viviam em Florianópolis e trabalhava no setor de exportação da Intelbras. Logo após o crime, ele foi levado por amigos para o hospital, mas não resistiu. O corpo foi levado para Gaspar, no Vale do Itajaí, e será enterrado hoje, na capela mortuária Bom Pastor, no bairro Santa Terezinha.

CATI e Faculdade UCL lançam a primeira Pós graduação em Operações Especiais da América Latina

CATI e Faculdade UCL lançam a primeira Pós graduação em Operações Especiais da América Latina
O curso recebeu aprovação do MEC e terá inicio em Março

O Brasil foi o país escolhido para sediar o primeiro curso de pós- graduação em operações Especiais com o padrão de qualidade do CATI  SWAT na América Latina .  O curso recebeu aprovação do MEC e terá inicio em Março de 2012.
O projeto, considerado ousado e inovador, ambiciona trazer para a sala de aula o melhor dos treinamentos policiais oferecidos pelas policias de elite do mundo. A grade curricular foi elaborada pela equipe do CATI SWAT com  assessoria de mestres e doutores da Faculdade UCL. Os alunos terão oportunidade de assistir aulas com instrutores Norte Americanos e com todo o time de elite do CATI. “ Uma de nossas principais  preocupações é dar a oportunidade para que alunos de outros estados tenham acesso a possiblidade  de fazer este curso que terá duração de 18 meses , por isso teremos aulas em um final de semana por mês.” Declarou Marcos do Val, presidente do CATI S.W.A.T e natural do estado do Espirito Santo, onde acontecerá o curso.
A Pós-graduação está credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007.


Informações sobre a Pos-graduação em Operações Policiais Especiais - SWAT

Apresentação
Percebendo o crescente aumento da criminalidade no Brasil e no mundo e o surgimento de novas equipes táticas e a necessidade de aprimoramento das equipes atuais o CATI - Treinamento Policial, em parceria com a UCL - Faculdade do Centro Leste, apresenta o curso de especialização em Operações Policiais Especiais- SWAT, do tipo pós-graduação "Lato Sensu", autorizado pelo MEC, inédito no mundo. Além de uma consistente e substancial formação teórica, os alunos terão uma relevante vivência prática como, por exemplo , exercícios com aproximadamente 1.000 tiros por aluno, treinos táticos em CQB (Ambientes fechados), carros, ônibus,  sniper (atirador de elite) e outros.


Objetivo
O objetivo do curso é formar profissionais especializados para atuar e comandar grupos de operações especiais em situações de alto risco, envolvendo reféns, atentados terroristas, explosivos e outros atos criminosos de desordem.
O CATI ainda oferece um programa de intercâmbio internacional ao qual  os alunos desta pós-graduação  terão prioridade e onde terão acesso a unidades da SWAT  Americana, além de entrar em contato com novas tecnologias, treinamentos táticos  e modelos de gestão diferenciada.


Público Alvo
Profissionais da área de segurança pública estadual, municipal, policiais (federal, rodoviária federal, civil, militar), bombeiros militares, guardas municipais, agentes penitenciários, operadores de segurança pública em geral e outros atuando na área da segurança pública.

NB: O candidato deve estar na sua função até a conclusão da pós-graduação e possuir diploma de curso de graduação.


Legislação
O Curso de Especialização em Operações Policiais Especiais - SWAT será ministrado pela UCL - Faculdade do Centro Leste, credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.693 de 03/12/99, conforme Resoluções CNE/CES Nº 01, de 08/06/2007 e Nº 03, de 02/07/2007. O curso tem carga-horária de 360h, além do desenvolvimento de um Trabalho Final de Curso.


Currículo do Curso

I - Gestão aplicada a Operações Especiais:

    Inteligência, contra inteligência;
    Terrorismo e contra insurgência;
    Gestão em Tecnologias bélicas;
    Gestão Tecnologias não letais;
    Gestão em Tecnologias em segurança publica;
    Atuações em áreas de baixa luminosidade.

II - Gerenciamento de Crises:

    Análise de risco e situações com reféns;
    Resgate de reféns;
    Entradas táticas e CQB (combate em ambientes confinados);
    Atirador de precisão (Sniper).

III - Operações Táticas:

    Imobilizações táticas;
    Tiro tático;
    Intervenção em veículos (situações em carros e ônibus);
    Progressão em áreas de alto risco;
    Planejamento operacional e estratégico;

IV - Atendimento Médico em Operações Especiais:

    Avaliação da cena em situações de risco;
    Técnicas de extricação em ambientes hostis;
    Técnicas de extricação convencional;
    Reconhecimento do risco de morte (AVDI e ABC);
    Hemorragia e choque, Queimaduras, Balística das feridas, Exame da vítima;
    Transporte de acidentados;
    Resgate rápido com time tático;
    Rapel com freio 8;
    Descida com vítima consciente;
    Técnicas de ancoragem, Nós e voltas.

V - Legislação Pertinente das Operações Especiais (Aspectos Legais das Opes):

    Legislação pertinente a ações de operação especial;
    Direitos humanos e uso progressivo da força em operações especiais.


Local e Horários
O curso será oferecido pela UCL - Faculdade do Centro Leste, no município da Serra - ES, para turmas de no mínimo 30 alunos, tendo a duração de 18 meses. As aulas serão ministradas nos seguintes horários: um final de semana por mês, sendo aos sábados e aos domingos das 8:00h às 13:00h e 14:20h às 19:20h. As datas dos módulos serão programadas com antecedência e informadas aos candidatos no processo de inscrição.
Em 2008, a UCL inaugurou seu primeiro prédio em área própria, localizado na Rodovia ES-010, na região de Manguinhos, em frente ao parque Yahoo, para onde transferiu parte de suas atividades. No ano de 2011, entregou à comunidade a sua segunda unidade, no mesmo local e, com este novo prédio, o bloco didático I, transfere toda a sua atividade para instalações próprias e projetadas para atender a todos com muito mais segurança, conforto e eficiência.
 


Coordenadores:
Consultor Técnico: Marcos do Val.
Coordenação acadêmica: Fábio Colatto


Professores
Os professores são oriundos do CATI - Brasil e da Faculdade UCL.

Instrutores convidados e conferencistas:
Os Instrutores convidados virão do departamento da SWAT de Dallas, do CATI Internacional e do BOPE do Rio de Janeiro.Teremos instrutores convidados com renomes internacionais.
Mais informações e inscrições

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prisão de traficante

Polícia prende suspeito de comandar o tráfico no Mocotó, em Florianópolis

Castilho estava com a família em casarão na Barra da Lagoa e não resistiu a prisão

Daniel Queiroz/ND
Castilho negou as acusações e disse que estava passando férias com a família

Todo o conforto em uma casa de três andares na Barra da Lagoa, com televisores de plasma, bebidas importadas, eletrônicos modernos e comidas caras. Foi assim que a polícia encontrou José Castilho Martins Júnior, 25 anos, na tarde desta quarta-feira (11), ao cumprir um mandado de prisão contra o homem que seria o chefe do tráfico de drogas na parte baixa do Morro do Mocotó, região central da cidade. No momento da prisão, Castilho bebia cerveja com a mulher de frente para a Lagoa da Conceição.
Segundo o representante legal do dono do imóvel, a casa onde Castilho e a família estavam foi alugada depois do Natal. Ele diz que o aluguel foi pago em dinheiro e adiantado. O homem teria desembolsado R$ 3,5 mil pelo aluguel de um mês. A polícia investigava Castilho há dois meses, quando divulgou vídeos revelando o tráfico de drogas na localidade conhecida como Boca da Lixeira.
Após a divulgação das imagens, a polícia conseguiu expedir um mandado de prisão contra Castilho. Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, ele é apontado como o sucessor de Denílson Alexandre da Silva, que foi condenado por tráfico. Além de ficar com os pontos de vendas de drogas na parte baixa do Mocotó, Castilho também teria ficado com as armas e a estrutura deixada pelo ex-chefe do morro. “Esta prisão é muito importante para acabarmos com o tráfico de drogas na região central da cidade”, explicou Gomes.
Castilho negou as acusações. “Eu moro no Mocotó e estava aqui com a minha família de férias. A casa foi emprestada por um amigo”, declarou. O mandado de prisão temporário tem validade por 30 dias enquanto são colhidos depoimentos e poderá ser prorrogado.
Em 2005 Castilho foi preso com mais um uruguaio em São José transportando 34 quilos de maconha em uma van. Antes de seguir com os policiais, Castilho se despediu dos filhos e da esposa. Ele pediu para as crianças se comportarem.
Publicado em 11/01-20:58 por: Fábio Bispo.
Atualizado em 12/01-14:47